Sua sessão está sendo encerrada

Conheça a Renova Ecopeças

Você sabia que apenas 1,5% dos carros que saem de circulação no Brasil são reciclados? E que quase tudo de um veículo pode ser reutilizado de forma segura e sustentável?

Foi pensando em promover o reaproveitamento e o descarte adequado de peças e componentes de veículos que a Porto Seguro criou a Renova Ecopeças, empresa pioneira no mercado de reciclagem de carros no país. Direto pelo site da Renova Ecopeças você pode adquirir peças recicladas de qualidade, com garantia e baixo custo. Além de economizar, você ainda contribui com o meio ambiente!

Documentação e Procedência

O primeiro passo é a análise do veículo e de sua documentação. Veículos com pendências legais ou com procedência duvidosa são descartados automaticamente.

Baixa no Detran

É nessa etapa que um carro deixa de ser um automóvel e passa a ser um conjunto de peças e componentes a serem reutilizados e reciclados.

Descontaminação e Preparação

Na descontaminação do veículo os óleos, gases e outros fluidos são retirados de forma segura, sem haver contaminação do meio ambiente. Todos estes fluidos vão para empresas de reciclagem especializadas.

Desmontagem

A Renova segue uma sequência que otimiza esse processo: peças móveis de lataria, tapeçaria, vidros, componentes mecânicos, itens de segurança, eletrônicos e, finalmente, a remoção do monobloco.

1 (branco) - Desmontagem das peças móveis de lataria
2 (azul) - Remoção dos itens de tapeçaria
3 (amarelo) - Remoção dos vidros
4 (verde) - Remoção dos componentes mecânicos
5 (cinza) - Remoção dos itens de segurança
6 (roxo) - Remoção dos componentes elétricos e eletrônicos
7 (pontilhado) - Recorte do monobloco
Renova Ecopeças

Classificação e Distinção

As peças são classificadas nas categorias A, B e C. Na categoria A entram as peças em ótimas condições, prontas para reúso. Na categoria B, as peças com danos leves e pequenas avarias, que serão vendidas por um valor menor. Peças impróprias para o reaproveitamento, como itens muito avariados ou relacionados à segurança automotiva, são classificadas como peças C, que são levadas para seus próprios fabricantes ou empresas especializadas na reciclagem dos materiais desses componentes.

Tipo A
Peças em ótimas condições que estão prontas para o reúso.
Tipo B
Peças com danos leves e pequenas avarias, que precisam de algum reparo e são vendidas por um valor menor.
Tipo C
Peças inapropriadas para reutilização, entre elas, itens de segurança e baterias, que são destinadas para reprocessamento como sucata ou enviadas aos seus fabricantes.

Rastreabilidade

As peças destinadas à comercialização, são marcadas utilizando nanotecnologia. Cria‐se uma marcação única, inviolável e que não danifica as peças. Esta identificação é associada à nota fiscal de venda, o que garante a rastreabilidade e a legalidade da peça.

Armazenagem

Após a marcação, as peças dos tipos A e B são catalogadas e armazenadas no estoque de vendas. Já as peças C são descaracterizadas, armazenadas em contêineres e destinadas aos fabricantes ou empresas especializadas em reciclagem de sucata.

Expedição

O último passo é a etapa de expedição e venda. As peças A e B são comercializadas para todo o público pelo site do Renova Ecopeças e possuem certificado de qualidade e procedência. Você adquire uma peça com a certeza de estar contribuindo com o meio ambiente, reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera e evitando a contaminação do solo e reservas naturais de água causada pelo descarte inadequado de veículos em final de vida útil.

Responsabilidade ambiental

Todos os processos, pessoas e parceiros envolvidos com a Renova seguem um rígido padrão de responsabilidade ambiental e compromisso social.
  • O prédio da empresa possui telhados translúcidos, aproveitando melhor a luz natural.
  • O piso da operação é impermeável e evita a infiltração e contaminação do solo.
  • Na recicladora, há uma área com contenção e caixa separadora de água-óleo, para a retirada de fluidos do veículo com total segurança.
  • Existem calhas de coleta de fluidos e resíduos que conduzem as substâncias a tanques de armazenamento apropriados.
  • A lavagem das peças é feita por meio de uma máquina de ciclo fechado, que não utiliza água.
  • A maior parte dos equipamentos no prédio da Renova funciona à base de ar comprimido, evitando assim o consumo desnecessário de energia elétrica.
  • O aproveitamento correto de peças usadas, também chamadas peças de reúso, reduz a necessidade de produção de peças novas. Isso evita a extração de recursos naturais e a emissão de gases no processo de produção, reduzindo impactos ambientais.

Processo de desmontagem sustentável

O processo de desmontagem veicular executado pela Renova respeita os padrões nacionais de segurança ambiental, evitando impactos ambientais que podem ser causados na manipulação de resíduos perigosos retirados dos veículos desmontados. O aproveitamento correto de peças de reúso reduz a necessidade de produção de peças novas. Isso evita a extração de recursos naturais e a emissão de gases no processo de produção, reduzindo impactos ambientais. A Renova também possui um programa de capacitação e aproveitamento de mão de obra em regiões de baixa renda, promovendo a inclusão social.

Peças com qualidade

A Renova possui um corpo técnico capacitado para fazer a avaliação técnica das peças antes de encaminhá‐las para a venda. Nesta avaliação são verificadas a integridade e bom funcionamento das peças. Itens relacionados à segurança veicular, como os que integram os sistemas de freio, direção, suspensão, cintos de segurança e airbag, não são comercializados.

Garantia de procedência

As peças destinadas à comercialização, são marcadas utilizando nanotecnologia. Cria‐se uma marcação única, inviolável e que não danifica as peças. Esta identificação é associada à nota fiscal de venda, o que garante a rastreabilidade e a legalidade da peça.

Economia, pagando menos por peças de reúso originais

Além de todos os benefícios ao meio ambiente, as peças de reúso comercializadas pela renova custam até 80% menos que peças novas.

Produtos em destaque

Perguntas Frequentes